Clientes ocultos ganham dinheiro para avaliar produtos e serviços SECRETAMENTE
Função tem crescido
entre empresas cada vez mais preocupadas com a qualidade, que tentam
evitar possíveis processos e atrair consumidores
Mercado em expansãocadastrado garante ter cerca de 80 mil espiões
espalhados pelo país. Eles não sabem quem são - a convocação chega pela
internet e os relatórios são entregues a avaliadores que provavelmente
jamais serão vistos pessoalmente. O único colega de trabalho que João
conhece é a própria mulher: ambos são clientes secretos
O serviço de cliente oculto não é
exatamente novo, mas tem crescido à medida que empresas tentam se
blindar de processos e acirram a briga por consumidores cada vez mais
criteriosos sobre onde gastar o dinheiro. As quatro principais empresas
que atuam no ramo anunciam que têm, somadas, cerca de
200 mil clientes ocultos cadastrados. Uma das maiores prestadoras deste serviço no país, a
Shopper Experience, tem visto os negócios avançarem 27% ao ano.
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Nossos clientes são empresas das mais diferentes áreas, de
supermercados a bancos, passando por lojas de roupa, cinemas e tantas
outras - diz a CEO da empresa, Stella Kochen Susskind.
O
cliente oculto atua principalmente no segmento de serviços, em que a
avaliação é mais subjetiva. Os relatórios não têm espaço para certo ou
errado. São um compilado de impressões quanto a atendimento, organização de vitrine, limpeza da loja, conhecimento do atendente sobre o produto e o que mais chamar a atenção do atento consumidor.
- Temos muitos clientes e avaliadores no
Rio Grande do Sul, onde há particularmente uma preocupação grande com a qualidade de serviços oferecidos - afirma Stella, sem citar números.
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